quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Critério

O aterro sanitário tem pontos negativos e positivos, o seus pontos negativos são que ele não é de fato a solução dos problemas no tratamento do lixo e sim, uma forma de condicionar o lixo em camadas no solo. Várias dessas camadas podem se sobrepor e podem ser descompostos por processo naturais. Ecologicamente não é a melhor solução, por não realizar a desejada reciclagem do lixo. O seu ponto positivo é pela sua alternativa econômica em aterro de menores custos de transporte e mecanismo do processo.
Outra forma de diminuir o lixo é a instalação de compostagem, que para ser instalada precisa de  elevados investimentos, dependendo do seu grau de mecanização, bem como um pessoal treinado, pois quando mau operado, o lixo produz mau cheiro.
Mas de todas essas alternativas a melhor ainda é a reciclagem por meio da coleta seletiva, pois tem a participação de pessoas que se preocupam com a natureza.
De todos os lixos produzidos o mais perigoso é o industrial, pois possui um potencial de envenenamento e deve ser armazenado em um local seguro do mesmo modo que o lixo atômico e hospitalar.
Dos produtos, o que mais é reciclado é o papel, e a sua importância é imensa, pois a cada 1 tonelada de papel, é preservado 19 árvores que seriam cortadas para produzi-lo.

Para reduzir a produção de resíduos tanto em casa quanto na escola, além de evitar o consumo desnecessário dos produtos. Agora é a hora de pensar em reciclar, muitos tipos de materiais podem ser reciclados, e cada um, tomar uma forma diferente. Reciclando, diminuímos a exploração dos recursos naturais, o que muitas vezes é mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.

Exemplo: a latinha de refrigerante de alumínio. O Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda. ;  reaproveitar vidros de geléia, maionese, massa de tomate, que podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos. Entre outros.
 

Na escola, algumas atitudes podem ajudar na redução desses resíduos:
·          Utilizar recursos não descartáveis para anotações de recados. Por exemplo, substituir papéis por lousa ou quadro negro;
·          Optar por produtos a granel e alimentos frescos, evitando embalagens desnecessárias;
·          Verificar o uso excessivo de papel higiênico ou guardanapos;
·          Substituir os guardanapos de papel pelos de pano;
·          Utilizar acendedor de fogão ao invés de fósforos;
·         Preferência a certos produtos em relação a outros como lâmpadas de baixo consumo (fluorescentes) que são oito vezes mais duráveis que as incandescentes;
·          cartuchos de impressora recarregáveis;
·          produtos de embalagens recicláveis
·          produtos de embalagens retornáveis; 


Em casa:

·          Levar embalagens e recipientes de casa para fazer compras, evitando inúmeras sacolas plásticas no lixo. Procure levar carrinho, daqueles utilizados para ir à feira;
·          Planejar bem suas compras para não haver desperdício;
·          Evitar desperdícios também na hora de preparar as refeições (existem receitas, como tortas e sopas, que são feitas com “sobras” de alimentos antes do consumo. Por exemplo, talos e ramos de verduras);
·          Assinar jornais e revistas em conjunto com outras pessoas;

Um comentário: